segunda-feira, 25 de julho de 2011

ARTISTAS QUE MORREM JOVENS

A MORTE DE ARTISTAS JOVENS e O TRANSITO DE SATURNO

Com a recente morte de Amy Winehouse, surgiram especulações sobre outros casos parecidos, de artistas famosos e no auge da fama que acabam morrendo antes de completar seus 30 anos de idade.
Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Brian Jones, Kurt Cobain estão entre eles, criando uma lista de surpresa e consternação por terem suas vidas ceifadas tão prematuramente. E o limite dos 30 anos é o que chama mais atenção. Por que essa sucessão de fatos tão clara e precisa?
Astrologicamente nesse período, Saturno, que é o planeta da maturidade e responsabilidade, está voltando ao seu ponto de origem. Conforme a data de nascimento, Janis Joplin e Jimi Hendrix que tinham Saturno em Gêmeos no dia do nascimento, estariam sentindo esse planeta no mesmo ponto do mapa daí a alguns anos. O que isso significa? Reflexão e ponderação sobre mudanças drásticas na vida pessoal.
Na volta de Saturno muita coisa muda na vida de todos e radicalmente - um casamento pode acontecer, ser pai ou mãe pela primeira vez, um emprego se firma definitivamente, algo se solidifica em sua vida e você percebe que é um adulto, que tem uma vida para viver e o que vai fazer com ela daí pra frente é totalmente responsabilidade sua.
Antes dos 28 / 30 anos de idade a rebeldia da adolescência ainda pulsa dentro de nós, e questionamos sistemas, valores, padrões familiares e regras que tenta nos amoldar a uma vida social que pode nos parecer injusta e antiquada. Questionar e chocar é o papel da juventude e com essa atitude a sociedade foi mudando paradigmas no decorrer dos séculos.
O que seria de nós se não tivessem havido as transformações que gerou a libertação feminina? A pílula, o amor-livre, as causas sociais, os movimentos estudantis, todos eles questionaram uma sociedade e a fizeram mudar. Rebelar-se foi preciso e muitos sentem isso hoje em seus filhos que questionam seus padrões pessoais como a própria pessoa questionou em seu passado. É um circulo e sempre nessa roda o mundo foi aos pouso mudando seus esquemas. E continuará nessa mudança sempre.
O artista mais do que todos vive intensamente essa posição: Janis Joplin foi uma grande contestadora, Jimi Hendrix um total rebelde em sua forma de vida, Amy Winehouse, a mais recente perda desse lote de artistas, também torceu o nariz para as regras sociais e tentou impor uma forma de vida que combinasse com seus desejos.
E aí começa a chegar um planeta em seu mapa natal dizendo: Olha, a brincadeira acabou! Ta na hora de juntar os trapinhos e criar raízes! Pare de questionar e veja a vida como ela é!
Já imaginaram essa sensação para quem aprendeu a não se impor limites? Já imaginaram esses artistas tendo a percepção do envelhecimento e das responsabilidades que isso acarreta? O medo e a pressão dessa nova realidade pode ter evocado mais desejo de aventura e mais mergulho na inconsciência para tentar bloquear toda essa ebulição,e no limite físico acabaram rompendo com os próprios limites da vida.
Poucos passaram incólumes por essa fase: Michael Jackson atravessou esse período, mas com constantes plásticas manteve-se jovem e agitador até seus 50 anos de idade. Madonna já em seus 50 mantém uma austeridade e seriedade de quem atravessou a faixa da contestação e superou a necessidade de liberdade junto ao crescimento material e pessoal que conquistou. Mas são poucos a viver com clareza essa situação.
Em nossas vidas temos a sensação premente de fazer algo importante na volta de Saturno, entre os 28 e 30 anos de idade, e para eles a pressão foi em direção de uma sensação maior. Correndo atrás da eterna juventude e de suas irreverências, mesmo encontrando a morte, essas pessoas marcaram para sempre sua imagem pela contestação e radicalismo de suas vidas E isso acabou as eternizando numa juventude perene.Serão lembradas pela agitação e contestação que emanavam como símbolos de uma época de transformação.
E quem perdeu a corrida nesse caso, foi Saturno, que estava tão rapidamente chegando para mudar toda uma posição de vida, mas que na realidade teve um ciclo não completado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário