quinta-feira, 13 de outubro de 2011

STEVE JOBS - O MAGO DA INFORMÁTICA - Ana Lucia Vieira Santos

STEVE JOBS - O MAGO DA INFORMÁTICA - Ana Lucia Vieira Santos
STEVE JOBS: O MAGO DA INFORMÁTICA

De acordo com a data de nascimento – 24/02/1955 19:15 San Francisco / USA – Steve tinha um mapa característico de pesquisador e inovador em vários sentidos. O Ascendente em Virgem lhe dava essa possibilidade de estar sempre analisando e procurando formas melhores de expressão para aquilo que buscava e seu regente – Mercúrio, estava em Aquário, também reforçando uma mente criativa, aberta a novas idéias e cheia de imaginação para colocar em prática. Diz-se que Aquário é o signo que rege a Internet, pois quando Urano entrou nesse signo em 1995, a Internet começou a se delinear na sociedade humana. Tendo esse planeta em seu mapa, e retrógrado ainda, pode ser possível entender como ele refletia e refazia suas idéias antes de colocá-las em prática; mas nunca deixava de expressá-las, pois era até mais forte do que ele mostrar maneiras diferentes de fazer coisas que começavam a parecerem estabelecidas.
O grande Quadrado do mapa é que chama a atenção e mostra que Steve não teve uma vida fácil; ao contrario deve ter lutado muito contra várias sensações e sentimentos que sempre cercaram seu dia-a-dia. Marte em Áries – Júpiter e Urano em Câncer - Plutão em Libra - Kiron em Aquário criam uma forma de tensão constante entre suas ações e suas emoções. Marte em Áries, na casa VIII lhe dava muita força psicológica, muita energia sexual, muito ímpeto em direção às novidades, mas Júpiter e Urano em Câncer lhe lembravam sempre sentimentos familiares, necessidade de amor, busca de afeto – coisa que como criança Steve não teve de maneira clara e segura. Mesmo inconscientemente, a rejeição dos primeiros pais deve ter pesado muito em sua estrutura psicológica, e o encontro na maturidade com o pai biológico, não lhe trouxe nada satisfatório, nem o fez superar traumas internos que sempre carregou. Plutão em Libra oposto a esse Marte em Áries, lhe forçou a buscar a temperança e bons modos nas relações, e mesmo carente, Steve passou a imagem de bom menino e cordato com todas as situações que viveu, mesmo que essas não lhe agradassem na realidade. Kiron em Aquário na casa V pode ter sugerido uma tentativa de vida inconseqüente e cheia de liberdade - já que o ideal Família havia sido tirado dele tão cedo, para que se dedicar a ter uma? Kiron e Mercúrio estão em sua casa V, casa da afetividade e criatividade, e a vida de Steve pode ter sido bem diferente dos padrões sociais do ambiente em que viveu. Quem amou, como amou, como trocou experiências de si com outras pessoas, foi um processo interno, mas o mais interessante, é que apesar de toda a carência interna, voltou-se a algo realmente construtivo e em vez de se destruir, conseguiu criar parâmetros e esquemas novos que trouxe o progresso ao mundo em que viveu.
O mapa de pesquisador de Steve lhe rendeu muitas satisfações e no decorrer de sua vida seu Meio do Céu em Gêmeos se realizou plenamente: conheceu muita gente; teve vários contatos sociais, viveu do conhecimento e a comunicação foi sua praia sem sombra de duvidas. Com o Sol em Peixes sua sensibilidade era aflorada e intensa em todos os momentos, e o trabalho pode ter sido o grande condutor do equilíbrio entre as emoções e a energia pessoal para fazer o que achava melhor.
O mapa de Steve deixa como marca que, apesar de nossos problemas pessoais, a vida pode ter uma dimensão maior se assim o permitirmos, e superar as dores pessoais pode nos ligar a um contexto maior, onde atuamos num nível social e deixamos uma impressão maior. A dor pode nos marcar internamente, mas a ação externa pode apagar essa dor e deixar para muitas pessoas possibilidades de mudança e crescimento em suas próprias vidas também.
Geralmente os grandes artistas fazem isso: com sua arte superam a mesquinhez da formação pessoal e transcendem no mundo uma mudança que atinge a todos.
Steve foi um artista e mais, como Mago cibernético conseguiu transformar a vida de milhões de pessoas nesse planeta. E o carinho que levou ao morrer, de todos aqui na Terra, o confortou e o sustentou muito mais, do que o que pode ter sido sua busca inicial por um apoio ou conforto maternal.
Com a Lua em Áries ele era um pioneiro em sua essência e viveu intensamente essa possibilidade com tudo que criou e elaborou, modernizando e revolucionando então esse mundo por onde passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário