segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

URANO EM ÁRIES E AS AGITAÇÕES POLITICAS

Assistimos nos dias de hoje, movimentos intensos nos paises árabes, em busca de uma nova forma de governo e de uma nova realidade social. Assistimos também nos países da Europa e nos Estados Unidos movimentos em relação a mudanças nos moldes econômicos e na realidade social. Se entre os árabes a pobreza impera e a democracia não tem tanta força, nas outras nações isso existe, mas em contrapartida há uma sensação de desigualdade e insatisfação que também estão levando os países ricos e democráticos a buscar uma nova forma de governo.
Onde tudo isso se assemelha? Se olharmos para trás, e analisarmos a entrada de Urano em Áries no século passado, podemos encontrar algumas respostas para isso. Em 1927 o mundo tinha uma outra característica. A Europa se envolvia num novo conflito que a levaria a Segunda Guerra Mundial – também a economia era o calcanhar de Aquiles dessas nações, principalmente na Alemanha. A Rússia para fugir da miséria encontrara um novo sistema de governo quando em 1917 realiza a Revolução Comunista naquele país. Ditadores pululavam pelo mundo – Franco, Hitler, Mussolini, Salazar - mesmo surgindo em democracias foram pessoas que asseguraram seu poder pelo fascínio com que orientavam as massas e as levaram a realizar ideais mirabolantes e irracionais em muitos sentidos.
Para fugir do fantasma do Comunismo criaram um sistema fascista onde o nacionalismo mais do que tudo imperava pela luta dos direitos individuais. Pessoas se aferravam a suas idéias com unhas e dentes e muitos comunistas e anarquistas europeus acabaram se tornando imigrantes que foram levados a viver em outros continentes.
Mesmo no Brasil Getulio tinha seu perfil de ditador e comungava com outros líderes do mundo uma visão racista e política que convinha a uma época de tantas agitações. Tivemos reflexo desse tipo aqui em nosso país: os movimentos de Luis Carlos Prestes, a revolução de 1932, nossa historia ligada ao MMDC, nossa entrada na guerra como combatentes contra o Eixo da Guerra foi marcante e determinante na condução de muitas questões onde até hoje vivemos as conseqüências.
Urano em Áries imperava nesse tempo – um signo de Ar ligado ao elemento Fogo - e quem mais alimenta o Fogo? O próprio AR! Então tínhamos combustível e fôlego para que o mundo não se acomodasse numa realidade, mas buscasse outra mais atualizada ou quem sabe mais idealista do que aquela realidade cotidiana.
Junte-se a isso o fato de Saturno na época estar em Sagitário – estruturando as grandes migrações entre paises estrangeiros. Quantos aportaram aqui no Brasil buscando uma nova pátria e a encontraram?
Plutão estava em Câncer e tinha acabado de ser confirmado cientificamente. Plutão em Câncer age principalmente na estrutura familiar, e foi nela que a Psicanálise, criada por Freud, atingiu e modificou para sempre as relações familiares com os conceitos descobertos do complexo de Édipo ou outros fatores semelhantes. A Família também mudou pelo deslocamento delas mesmas pelo mundo. Quantos não deixaram seu lar natal para embaraçar para outras regiões e nunca mais voltaram às suas origens?
Urano em Áries, o grande modificador, teve aliados para ajudá-lo em suas mudanças: Saturno que ensinou uma vivencia em outros países, mesmo que com sofrimento, mas trazendo a recompensa da troca de cultura entre todos os povos; e Plutão em Câncer que na realidade trouxe uma grande mudança nos costumes tradicionais beneficiando muito o não uso de situações repressoras ou limitantes a nível familiar.
Quase 100 anos depois estamos assistindo a mesma dança de planetas, só que agora com outros parceiros. Saturno está em Libra e Plutão em Capricórnio - um cobrando mais justiça nas relações sociais e outro desestabilizando o poder de antigas corporações.
Urano atua tanto entre os paises árabes, quanto na América com movimentos ligados ao ocupe Wall Street, quanto na Europa com a queda da economia européia e conseqüente duvidas sobre o uso do Euro. Algo surgirá nesse nosso mundo! Impossível conter tanta energia que voa sobre nossas cabeças. A Humanidade é alimentada também por idéias e novas estão surgindo para serem implantadas então.
Como será o futuro? O que nos aguarda lá na frente? Pelo menos uma certeza temos: nada nesse mundo é estável e segundo o budismo vivemos na lei da mutabilidade. Na dança entre Shiva e Vishnu, Brahma instala uma nova ordem e aprender com ela pode ser uma experiência excepcional de lucidez em relação à nossa realidade aqui na Terra. Analisar sem preconceitos o que se passa, compreender o que se está jogando fora e qual será o novo a se instalar, mostra que todos nós somos participantes de uma cena cósmica e que se queremos ver o mundo mudar para melhor realmente, é com essas manifestações e conseqüentes lutas que veremos essas modificações.
Hoje o Ser Humano pode com eleições escolher o voto da maioria; não é necessária a luta ou guerra para instalar as mudanças exigidas pela coletividade. Partilhar idéias e postar-se com justiça, nos torna também instrumentos dessas mudanças e quem sabe quando Urano voltar a Áries daqui a cem anos, não teremos outras realidades mais confortáveis ao nosso redor para toda vida que existe nesse planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário